Historial
Historial
A Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva nasceu com a primeira Exposição de Filatelia e Coleccionismo, realizada e integrada nas festas do Padroeiro da Vila de Barroselas " S. Pedro" nos dias 27 a 30 de Junho de 1996, na Casa do Povo.
Desde a sua criação, esta Associação já organizou dezenas de Exposições, de âmbito regional, nacional e internacional. Da mesma forma os seus associados tem participado em grandes exposições, levando o nome desta
Historial da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva
Associação a um vasto número de países espalhados por vários continentes. É seu principal objectivo divulgar a filatelia e o coleccionismo no Vale do Neiva, área que abrange cinco concelhos: Vila Verde, Ponte de Lima, Barcelos, Viana do Castelo e Esposende, num total de 48 freguesias.
Das várias actividades realizadas, destacamos vários cursos de filatelia ministrados pelos melhores especialistas nacionais nesta área de forma a apresentar aos coleccionadores, métodos de coleccionismo organizado e de competição.
Destacamos no historial desta Associação a organização de dois Congressos Nacionais das Associações Filatélicas, realizados em Dezembro de 2005 e Março de 2008. As Comemorações Nacionais do “Dia do Selo”, no dia 1 de Dezembro de 2001, em Viana do Castelo, homenageando o poeta Pedro Homem de Mello e no dia 1 de Dezembro de 2005, na freguesia de Vila de Punhe, homenageando o poeta Castro Gil. A XX exposição Nacioanl e Inter-regional “VIANA 2008”, com a participação da Espanha e da Croácia em Viana do Castelo de 28 de Outubro a 1 de Novembro de 2008.
A nível editorial, esta Associação foi premiada pela Federação Portuguesa de Filatelia com o prémio anual “Carlos Trincão”, para os melhores catálogos filatélicos editados no ano 2005 e 2006. Em 21 de Fevereiro de 2009 fez o lançamento da revista “VALE DO NEIVA FILATÉLICO” com edição semestral.