Noticias
Noticias
XXIV Exposição Filatélica Nacional “VIANNA 2014”

Organizada pela associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, decorreu entre os dias 5 e 9 de novembro passado, no aprazível Centro Cultural da cidade de Viana do Castelo, a XXIV Exposição Filatélica Nacional “VIANNA 2014” com a participação da Associação Italiana de História Postal.
De salientar que este foi o maior evento filatélico realizado no corrente ano (2014), a nível nacional uma vez que contou com a participação de 17 participações Italianas e 84 Portuguesas, tendo acolhido também a Exposição de postais antigos de Viana “Memórias de Viana”, do associado José Nuno Meira de Carvalho, com cerca de 600 postais ilustrados sobre a cidade de Viana do Castelo.
A inauguração decorreu no dia 5 de Novembro, com a cerimónia protocolar a ter início às 21 horas, escoltada pela Banda Musical Velha de Barroselas.
Marcaram presença na Mesa de Honra o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng. José Maria Costa, o presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Pedro Vaz Pereira, o diretor de Filatelia dos Correios de Portugal, Dr. Raul Moreira, o jurado e representante da Associação Italiana de História Postal, Mário Mentaschi e o Presidente da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, Prof. Marcial Passos. Entre o público presente, destacavam-se também vários elementos responsáveis pelos Correios de Portugal da zona norte, autarcas das freguesias vizinhas, comunicação social e demais representantes das associações da região.
Nas intervenções, além dos agradecimentos e das boas vindas aos presentes, todos foram unânimes em enaltecer a grandeza da exposição e do local escolhido para acolher a mesma. Seguiu-se a inauguração oficial do Inteiro Postal, editado pelos Correios de Portugal para a exposição, e do primeiro carimbo comemorativo alusivo ao edifício do Centro Cultural. A honra da obliteração da primeira peça pertenceu ao Eng. José Maria Costa, seguindo-se a repetição pelos restantes elementos da Mesa de Honra e, posteriormente, a assinatura das peças por todos, como é habitual nestas cerimónias.
Após a formalidade supra, foi expresso o convite ao público presente, em muito bom número, para se dirigir ao local da exposição a fim de assistir ao ato inaugural do corte da fita, que aconteceu com o acompanhamento musical da peça “Havemos de ir a Viana”, pela Banda Musical Velha de Barroselas. Após o ato foi feito o convite aos presentes para uma visita guiada à exposição e, no final da mesma, para participarem no verde de honra.
Durante os dias que se seguiram, as visitas à exposição superaram largamente as melhores expectativas previstas pela organização, tanto em número como na diversidade das regiões nacionais presentes. Talvez para tal, também tenha contribuído a comparência dos três comerciantes filatélicos presentes: Abel Cerqueira do Porto, Filatelia Caetano do Barreiro e Mundo das Colecções de Viana do Castelo, aos quais deixamos desde já um profundo agradecimento pela presença.
O dia 6, quinta-feira, foi dedicado à Cidade e inaugurado o segundo carimbo comemorativo, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng. José Maria Costa, alusivo ao logótipo da Exposição. Neste mesmo dia, a exposição foi visitada pelos alunos da Escola Básica de Vila de Punhe, que foram surpreendidos com a presença de uma equipa de repórteres da RTP, que fez a reportagem para a edição da tarde do telejornal “Portugal em direto”. Durante a mesma foram entrevistados os alunos presentes, o decano da filatelia portuguesa, Joaquim Lopes Ribeiro, com 103 anos de idade, a jovem filatelista, Débora Ramos Pereira, com 16 anos de idade, o Diretor de Filatelia cós CTT, Dr. Raul Moreira e o responsável da organização, José Manuel Pereira. A intervenção deste meio da comunicação social acabou também por influenciar a aderência à exposição de inúmeros colecionadores.
Dia 7, sexta-feira, foi dedicado ao “Mar” e inaugurado o terceiro carimbo comemorativo, alusivo ao Navio Museu “Gil Eannes”, pelo Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Pedro Vaz pereira.

O dia 8, sábado, “Dia do Bordado”, iniciou-se com a inauguração do carimbo comemorativo pela Vereadora da Cultura, Dra. Maria José Guerreiro. Às 16 horas realizou-se o lançamento da catálogo de Bilhetes-postais Portugueses “Bilhetes Postais de Emissão Base e Comemorativos 1974-2014”, edição da Associação de Filatelia e Coleccionismo da Vale do Neiva, da autoria de José Manuel Pereira e Marcial Passos.
À noite teve lugar o jantar de Palmarés, com o desiderato de entregar os prémios da XXIV Exposição Filatélica Nacional. De referir que o momento alto deste também acrescido convívio, consistiu no descortinar dos votos para eleger o vencedor do Grande Prémio da XXIV Exposição Nacional “VIANNA 2014”, sendo eleito o candidato, Luís Manuel Moreira Barreiros, bem como do apuramento para o vencedor do prémio da classe da Grande Competição, que premiou o expositor Luís Virgílio Brito Pereira Frazão. Destacamos o elevado número de participantes neste jantar e a excelente atuação do Grupo Folclórico de S. Paulo de Barroselas que demonstrou aos visitantes o melhor do folclore do Alto Minho.
Domingo, dia 9 e último da exposição, teve como tema central o “Monte” e o carimbo comemorativo foi dedicado ao Funicular de Sta. Luzia. Para a inauguração esteve presente a vereadora da Cultura, Dra. Maria José Guerreiro que, mais uma vez, obliterou a primeira peça alusiva ao dia.
Para o evento a organização editou um boletim nº1, um catálogo que incluiu um interessante artigo sobre “A Junta Patriótica do Norte, nos 100 Anos da Grande Guerra”, da autoria de Pedro Vaz Pereira, um boletim do Palmarés, cinco carimbos comemorativos, um Bilhete-postal Comemorativo, um selo personalizado e quatro postais ilustrados para a realização de outros tantos postais máximos.
Por fim, queria deixar aqui um agradecimento a todos aqueles que contribuíram para que esta exposição se tornasse uma realidade e no final superasse as melhores expectativas.
O Corpo de Jurados nomeado pela Federação Portuguesa de Filatelia para avaliar as participações em competição foi constituído pelos jurados portugueses: António Borralho, presidente do Júri, Júlio Maia, secretário, João Soeiro e António Cristóvão. De Itália, Mário Mentaschi e da Suécia como Jurado observador, Bjorn Sohrne. A coordenação da exposição esteve a cargo do representante no Norte da Federação Portuguesa de Filatelia, Eduardo Oliveira e Sousa.
Chegada dos quadros expositores ao local da exposição
Montagem das coleções
Romeu Barros, membro da Comissão Organizadora, monta as coleções do decano da filatelia portuguesa, Joaquim Lopes Ribeiro
Aspeto geral da Exposição Filatélica Nacional
“VIANNA 2014”.
Atuação da Banda Musical Velha de Barroselas no exterior do Centro Cultural de Viana do Castelo, na inauguração da Exposição
Cerimónia oficial de abertura da Exposição Filatélica “VIANNA 2014”. Da esquerda para a direita, Dr. Raúl Moreira Diretor de Filatelia dos Correios de Portugal, Eng. José Maria Costa Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Prof. Marcial Passos Presidente da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, Pedro Vaz Pereira Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia e Mário Mentaschi, Jurado italiano e representante da Associação Italiana de História Postal.
Aspeto geral da assistência na cerimónia oficial de inauguração
Assinatura do Inteiro Postal pelos membros da mesa de honra
Inauguração do Inteiro Postal dos Correios de Portugal dedicado à exposição, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng. José Maria Costa
Diretor de Filatelia dos ctt à conversa com o chefe da Estação de Correios de Barroselas, Sr. João Silva
Corte da fita, ato simbólico da inauguração da exposição
Apresentação dos prémios da exposição
Aspeto geral da exposição
Visita ao stand dos Correios de Portugal.
José Nuno Meira de Carvalho, autor da exposição de Postais Antigos da cidade de Viana do Castelo
Jovens filatelistas do Núcleo Juvenil de Filatelia da Escola de Barroselas, apresentam as suas coleções ao Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Dr. Raúl Moreira acompanhado pelo Sr. Joaquim Lopes, filatelista de 103 anos de idade
Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo acompanhado pelo Diretor de Filatelia dos Correios de Portugal
Verde de honra oferecido na inauguração da exposição. Membros da Comissão Organizadora brindando ao evento, da esquerda para a direita, José Carvalho, José Manuel Martins e Florival Rio
Inauguração do Carimbo comemorativo dos Correios de Portugal “Dia da cidade”, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Apresentação do carimbo comemorativo pelas entidades presentes
Amena cavaqueira entre o associado, Joaquim Ribeiro e os membros da Comissão Organizadora da exposição, Eduardo Sousa e José Manuel Pereira
Avaliação das coleções pelo Presidente do Júri, Prof. António Borralho e Eng. Júlio Maia, secretário
Grupo de alunos da escola do primeiro ciclo da freguesia de Vila de Punhe em visita à exposição
Reportagem da RTP à exposição
Entrevista da equipa da RTP ao decano da filatelia portuguesa, Joaquim Lopes
Débora Ramos Pereira, jovem filatelista apresenta a sua coleção à equipa de reportagem da RTP
Jornalista da RTP, entrevista o coordenador da Comissão Organizadora da exposição, José Manuel Pereira
Jantar de Jurados
Entrega pelo Presidente da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, Marcial Passos da medalha de ouro e do diploma ao Presidente do Júri, Prof. António Borralho
Inauguração do Carimbo Comemorativo dos Correios de Portugal “Dia do Mar” pelo Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Pedro Vaz Pereira
Inauguração do Carimbo Comemorativo dos Correios de Portugal “Dia do Bordado”, pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Drª Maria José Guerreiro
Jornalista Fabíola Maciel, entrevista o representante da Associação Italiana de História Postal, Mário Mentaschi
Atuação do Grupo Folclórico de S. Paulo de Barroselas, no Jantar de Palmarés
Aspeto geral do Jantar de Palmarés
Mesa com os Prémios da Exposição
Entrega da medalha da exposição ao decano da filatelia portuguesa, Joaquim Lopes Ribeiro
Entrega do Prémio da Grande Competição ao Dr. Luís Frazão, pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Entrega do Grande Prémio da XXIV Exposição Filatélica Nacional “Vianna 2014” ao Dr. Luís Manuel Moreira Barreiros, pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Membros da Comissão Organizadora da Exposição Filatélica Nacional “VIANNA 2014”
Inauguração do Carimbo Comemorativo dos Correios de Portugal “Dia do Monte” pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Drª Maria José Guerreiro
Inauguração do Carimbo Comemorativo dos Correios de Portugal “Dia do Monte” pelo Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa
Apresentação do Carimbo Comemorativo pelos convidados presentes
PIQUENIQUE CONVÍVIO DA ASSOCIAÇÃO
Numa das acções previstas do plano de actividades da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, para o ano 2015, associados e familiares juntaram-se uma vez mais no tradicional piquenique da desta Associação. O evento ocorreu no passado dia 21 de Junho, na Vila de Alvarães, mais concretamente na Azenha d’Almirinda, na margem norte ao Rio.
A todos os que participaram um bem-haja e um muito obrigado, em particular, ao associado José Santos, pelo excelente banquete com que nos brindou.
Também não poderia deixar frisar o nosso agradecimento à junta de freguesia da Vila de Alvarães, na pessoa do seu Presidente, Fernando………, pela cedência do excelente espaço e, particularmente, pelo cuidado e amabilidade de se ter deslocado pessoalmente para desejar um bom dia de convívio.
Esta actividade teve como desiderato o convívio entre Associados e familiares, pois é esta a forma de alguns se encontrarem pela primeira vez no ano! Também foi um batismo para alguns associados, que pela primeira vez se sentiram motivados para partilharem a alegria deste evento. 
Foi um dia apinhado de acções lúdicas onde se destacaram, como é tradição, os torneios de malha, a sueca e o dominó, não descorando a actualidade filatélica.
Vivemos um dia diferente que nos permitiu aliar a camaradagem ao divertimento e ao conhecimento mútuo.
Na hora, já tardia, da despedida ficou a nostalgia própria do final de um dia repleto de emoções, mas com a convicção segura de que o mesmo se voltará a repetir no próximo ano.