2010
2010
3ª Mostra Filatélica, nas Festividades de Nossa Sra. das Neves
É já o terceiro ano consecutivo que a comissão de festas de Nossa Sra. das Neves, em parceria com a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, realiza uma mostra Filatélica no imponente recinto festivo, enriquecida com a edição de Carimbo Comemorativo e Selo Personalizado.
Depois de, em 2008, o motivo do selo personalizado e do carimbo comemorativo ter sido a centenária Capela de Nossa Sra. das Neves, em 2009 o motivo escolhido foi a lendária Mesa dos três Abades, situada junto à Capela. Este ano, 2010, a escolha recaiu na imagem da Bandeira das Festividades a qual tinha sido redesenhada em 2008, Centenário da Capela.
O acto inaugural da mostra filatélica aconteceu no passado dia 04 de Agosto, pelas 21h30, e contou com a presença da Presidente da Comissão de Festas, Profª Conceição Malheiro, do Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Barroselas, Vasco Lima, do representante da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, António Costa, do Capelão da Capela de Nossa Sra. das Neves, Padre Manuel Costa Pereira, em representação do clero, e do Presidente da Associação de Filatelia e Coleccionismo da Vale do Neiva, Prof. Marcial Passos.
Nas intervenções, todos foram unânimes nos elogios ao trabalho desenvolvido pela Associação de Filatelia e Coleccionismo do vale do Neiva, durante os seus 14 anos de existência. É com a realização de eventos como este, ou seja, através do carimbo comemorativo e do selo personalizado que se vão perpetuando os acontecimentos culturais mais marcantes do Vale do Neiva.
No final das intervenções, e antecedendo o acto inaugural do carimbo comemorativo, foi solicitado ao ex-presidente da Festa, Pedro Rego, que se dirigisse à mesa de honra e desse uma explicação sobre a simbologia dos elementos da bandeira (motivo do Carimbo Comemorativo), já que a mesma tinha sido da sua autoria em 2008. Depois de ter aceite o desafio, realçou de uma forma sucinta, para o público presente, os motivos da elaboração da bandeira através dos seus elementos.
Terminada a sua intervenção, teve o privilégio de inaugurar o carimbo comemorativo, alusivo à bandeira das festividades.
O público presente, em número agradável, já que o espaço a mais não permitia, anuiu, com emoção, à realização dos postais máximos e ao carimbar do excelente livro editado pela comissão de festas, também pelo 3º ano consecutivo, para assim perpetuar estas peculiares festas de Nossa Sra. das Neves, nas Neves.

No passado dia 18 de Setembro a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva comemorou o seu 14.º aniversário. Um convívio que reuniu cerca de 30 associados e familiares, no Restaurante Sol Doce em Barroselas.
14.º Aniversário
Este evento para além do convívio entre associados, ficou também marcado pela atribuição de uma lembrança aos presentes, bem como a atribuição dos Prémios de Mérito anuais concedidos pela Associação, como vem sendo habitual.
Do ano em causa, 2009, foi galardoado como Sócio do Ano o Sr. Rogério Maciel Barbosa, Vogal da Direcção da Associação, sócio fundador, pela sua disponibilidade incondicional que tem tido em ceder instalações para depósito de material da Associação. Como Instituição do Ano, foi distinguida a Federação Portuguesa de Filatelia, pela inestimável colaboração com esta associação na organização e orientação dos diversos eventos levados a cabo pela Associação do Vale do Neiva.

Comemorações Nacionais do dia do Selo e Congresso da Federação Portuguesa de Filatelia
em Viana do Castelo

No passado dia 30 de Novembro, pelas 21h00, deu-se inicio às Comemorações Nacionais do dia do Selo que este ano aconteceu na cidade de Viana do Castelo. Uma parceria na organização, da responsabilidade da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, permitiu a realização deste evento. Depois da abertura da exposição, “Uma Viagem à Primeira República”, da autoria do Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia Pedro Vaz Pereira, seguiu-se um colóquio, sobre o tema,”A Filatelia como Desenvolvimento Cultural”.
Apresentação da exposição “Uma visita à 1ª República em Portugal” pelo autor, Pedro Vaz Pereira, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da vereadora da Cultura.
Este colóquio ocorreu no Auditório da Biblioteca Municipal, na sala “Couto Viana” e teve como oradores; o Dr. Maranhão Peixoto, Director do Arquivo Municipal desta Cidade, Pedro Vaz Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia e o Dr. Raul Moreira, Director do Departamento de Filatelia dos Correios de Portugal. A mesa de honra acolheu ainda o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng.º José Maria Costa e o Presidente da Associação de Filatelia e coleccionismo do Vale do Neiva, Prof. Marcial Passos.
Aspecto geral do público presente na inauguração da Exposição.
Mesa de Honra do coloquio “A Filatelia como desenvolvimento cultural”. Da esquerda para a direita, Dr. Raul Moreira, Pedro Vaz Pereira, Eng. José Maria Costa, Prof. Marcial Passos e Dr. Maranhão Peixoto.
Coube ao Prof. Marcial Passos moderar as intervenções e dar as boas vindas às entidades convidadas e ao grande público. Passada a palavra ao Dr. Maranhão Peixoto, este focou a sua intervenção nos benefícios da Filatelia através do selo e dos carimbos como veículo para a cultura e afirmação de factos históricos desconhecidos, “…o selo é uma ferramenta que nos historia o passado…”. Seguiu-se-lhe, Pedro Vaz Pereira, que referiu o quanto é rica a Filatelia, na vertente cultural, “…a Filatelia é um mundo cultural que não tem fim, com ou sem selos…”. Para finalizar o Dr. Raul Moreira, reforçou, ainda mais, a valência da Filatelia para a Cultura Universal, “…a Filatelia gera paixões, por isso nunca perderá a sua importância…” “…os selos são um dos maiores meios de cultura do mundo…”.
Presença do vereador Eng. Luís Nobre e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe
Aspecto do público presente no colóquio
Houve ainda a oportunidade de o público presente, opinar e questionar os oradores.
No final, mais esclarecidos, a encerrar o acto, tomou a palavra o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, agradecendo a presença dos oradores e do público. Não deixando também de enaltecer a Associação de Filatelia e a Federação Portuguesa de Filatelia, sintetizando que os Filatelistas, com a sua pesquisa, tornam o país culturalmente mais rico.
Na despedida, notou-se a nostalgia por aquele momento ter terminado!
Com a organização da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Federação Portuguesa de Filatelia e dos Correios de Portugal, decorreram nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2010 as comemorações nacionais do “Dia do Selo”, na cidade de Viana do Castelo.
No dia 1 de Dezembro, “Dia do Selo”, pelas dez horas, foi exibida uma representação teatral sobre a proclamação da República, encenada pelo actor António Neiva, numa das varandas dos antigos Paços do Concelho, o mesmo local onde outrora fora feita a proclamação em 1910.
Comemorações Nacionais do “Dia do Selo” em Viana do Castelo 1 Dezembro 2010
De seguida, neste mesmo edifício, foi inaugurado um carimbo comemomorativo dos Correios de Portugal, um selo personalizado e um postal, tendo em comum como ilustração o edificio dos antigos Paços do Concelho, monumento emblemático da cidade. A presença do Presidente da Câmara e da Vereadora da Cultura foi uma constante. Neste local estará patente ao público até ao dia 19 de Dezembro a exposição filatélica, “Inter Sócios 2010”, onde se poderá apreciar algumas das colecções dos nossos associados, com a particularidade de algumas delas serem apresentadas pela primeira vez. De louvar também, a participação de várias colecções de jovens filatelistas. Nesta exposição estão expostos diversos utensílios antigos, usados pelos correios, assim como, as várias publicações de livros e postais editados pela Associação de Filatelia do Vale do Neiva.
Nesse mesmo dia, no auditório da Biblioteca Municipal, sala Couto Viana, realizou-se o Congresso da Federação Portuguesa de Filatelia, com a presença de doze associações das mais diversas regiões do país, em cujo congresso foi aprovado o Plano de Acção e Orçamento para o ano 2011.
Edifício dos antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo.
Representação teatral sobre a proclamação da República na varanda dos antigos Paços do Concelho
Inauguração do Carimbo Comemorativo dos Correios de Portugal, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng. José Maria Costa.
Dr. Raul Moreira, Director de Filatelia dos Correios de Portugal cumprimenta o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No encerramento destas comemorações, pelas 13 horas, realizou-se o habitual almoço de confraternização estando presentes bastantes filatelistas. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal também se associou com a presença efectiva. No final do almoço foi feita a entrega dos prémios anuais da Federação Portuguesa de Filatelia, Prémios de Mérito Filatélico-Literários, relativos ao ano 2009, das medalhas e dos diplomas aos elementos da Comissão Organizadora da exposição filatélica mundial, “Portugal 2010”, que decorrera no passado mês de Outubro em Lisboa.
Visita guiada à exposição “Inter Sócios 2010”. Da esquerda para a direita, José Manuel Pereira, Dr. Maranhão Peixoto, Mota Leite, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Drª Maria José Guerreiro e o Presidente da Associação de Filatelia do Vale do Neiva, Prof. Marcial Passos.
Aspecto geral do almoço de entrega dos Prémios literários filatélicos relativos ao ano de 2009.
Vereadora da Cultura à conversa com o Presidente da Associação do Vale do Neiva.
Entrega pelo Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, do Prémio “A. Guedes de Magalhães” ao melhor autor, José Manuel Pires dos Santos.
Entrega do Prémio “Juvenil de Literatura Filatélica” à jovem filatelista, Ana Rita Gabriel Passos.
Entrega do Prémio “Aníbal Queiroga” ao melhor Website de filatelia para o Núcleo de Filatelia de Faro
Entrega da medalha da Exposição Filatélica Mundial “Portugal 2010” à vereadora da Cultura da Câmara  Municipal de Viana do Castelo, Drª Maria José Guerreiro