2011
2011

I Mostra de Filatelia e Coleccionismo de Mazarefes
N. Sr.ª das Boas Novas 2011
Integrada nas festividades em honra de N. Sr.ª das Boas Novas e S. José de Mazarefes realizou-se, nos passados dias 30 de Abril e 1 de Maio, a I Mostra de Filatelia e Coleccionismo de Mazarefes organizada pela Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva conjuntamente com a Comissão de Festas deste ano.
Nesta Mostra foi lançado um selo personalizado e, pela primeira vez, um postal de N. Sr.ª das Boas Novas de Mazarefes, que originou largo interesse pelos visitantes da festa. Foi também lançado um pequeno Catálogo com artigos acerca da Freguesia e do Coleccionismo, o qual também foi muito bem aceite pela população.
A pequena Mostra, patente ao público numa sala do Centro Paroquial de Mazarefes, contou com 13 quadros, dos quais 9 foram destinados às classes filatélicas que poderiam suscitar maior interesse ao público em geral, como a Classe Aberta, a Classe Temática ou a Maximafilia. Três quadros foram destinados a outro coleccionismo, desde a Notofilia, a Numismática, a Medalhística e outros. O último quadro foi concebido para divulgar algumas das publicações da autoria da Associação.

Das cerca de duas centenas e meia de pessoas que visitaram a Mostra, destacamos algumas das individualidades políticas e religiosas como o Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Engenheiro José Maria Costa, o Presidente da Junta de Freguesia de Mazarefes, Sr. Américo Balinha, Monsenhor Reis Ribeiro, Reverendo Manuel Parente, Pároco de Mazarefes e o Reverendo Alípio Torres.
No final foi entregue, pela Comissão de Festas, uma pequena lembrança a todos os colaboradores nesta Mostra.


PIC-NIC DA FAMÍLIA ASSOCIATIVA
No passado dia 24 de Julho, no âmbito do plano de actividades da Associação, sócios e familiares reuniram-se no bucólico parque de merendas da “Lubegada”, em Portela Suzã, para confraternização no já habitual “pic-nic” desta Associação.
Esta acção tem sempre como objectivo principal, o convívio entre os familiares dos nossos Associados, pois é uma forma de alguns se darem a conhecer pela primeira vez!
Foi um dia preenchidíssimo de actividades lúdicas onde se destacaram, como é tradição destes convívios, os torneios de malha, as damas e a sueca, não descorando por parte de alguns as temáticas sobre filatelia.
Desta vez, o repasto deste convívio foi-nos presenteado pelo nosso associado, José Santos, ao qual aqui deixamos o nosso agradecimento, pela qualidade e quantidade com que nos mimoseou! Não faltaram os acepipes da especialidade de cada associado.
Convivio
José Santos, preparando o repasto!
Eduardo Sousa, a referir que já ia no 5º ...... ????
Suecada e respectivo árbitro!
Participação feminina na malha!
Ao final do dia, na hora da partida, todos ficamos com a nostalgia própria da retirada, mas com a certeza de que se vai repetir no próximo ano.
Foi um dia diferente da rotina das nossas vidas, que nos permitiu conciliar outra camaradagem e muita diversão.
A todos os que participaram um bem-haja e... para o ano há mais!


Carimbo Comemorativo nas Festividades de Nossa Sra. das Neves
Pelo quarto ano consecutivo a comissão de festas de Nossa Sra. das Neves, em parceria com a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, editou um Carimbo Comemorativo, um Selo Personalizado e um Postal.
Em 2008, o motivo do selo personalizado e do carimbo comemorativo foi a centenária Capela de Nossa Sra. das Neves, em 2009 foi a lendária Mesa dos três Abades, situada junto à Capela, em 2010 a escolha recaiu na imagem da Bandeira das Festividades e este ano 2011 o motivo recaiu na imagem do “Brutamontes”, personagem do Auto da Floripes tida como o ex-líbris destas Festividades.
Acto da inauguração do Carimbo
Ao acto inaugural do passado dia 04 de Agosto, pelas 21h30 assinalamos a presença da Presidente da Comissão de Festas, Prof.ª Conceição Malheiro, do Secretário da Junta de Freguesia da Vila de Barroselas, Marçal Almeida, da Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Eulália Quintas, da Direcção e Responsável dos CTT do Distrito de Viana do Castelo, Drª. Sofia Pereira, do Vice-presidente da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, José Pereira e do Actor que personaliza no “Auto” o Bruta Montes, Joaquim Castro.
Da direita para a esquerda Marçal Almeida, Conceição Quintas e Conceição Malheiro.
Os representantes dos CTT, Drª. Sofia Pereira e João Barbosa
Depois das intervenções das entidades convidadas teve lugar o acto inaugural do carimbo comemorativo, um gesto aplaudido pelos presentes. 
O público assistente, em número agradável, atendendo a que o espaço e as condições atmosféricas a mais não permitiram, anuiu, com emoção, à realização dos postais máximos e ao carimbar do livro editado pela comissão de festas.
A realização deste evento, através do carimbo comemorativo e do selo personalizado, perpetuar-se-á no tempo como um acontecimento cultural mais marcante do Vale do Neiva.
EXPOSIÇÃO NAS FESTIVIDADES DE DURRÃES
Nos dias 6, 7 e 10 de Agosto, uma exposição múltipla envolveu diversos artistas do Vale do Neiva por ocasião das festas anuais, que se realizam em Durrães, em honra do seu padroeiro “S. Lourenço”.
Aspecto da exposição
Da esquerda para a direita Olindo Maciel, Alice Barbosa, Domingos Baptista.
O fotógrafo, Olindo Maciel, explicando o seu trabalho
Aguiar, Barroselas e Durrães eram as naturalidades representadas respectivamente pelos artistas Domingos Baptista, Olindo Maciel e Alice Barbosa.
A Associação de Coleccionismo e Filatelia do Vale do Neiva associou-se ao evento com a cedência e montagem de expositores e vitrinas para a exposição.
Por sua vez, o nosso associado, Olindo Maciel, representou a Associação com o seu sublime espólio onde se incluía toda a série de fotos que vêem servindo de suporte para a edição dos postais que têm sido editados conjuntamente da publicação da revista “Vale do Neiva Filatélico”.
Foi possível através desta exposição rever imagens do passado, embora não muito longínquo, aliado ao bom gosto e visão atenta do Olindo. A fotografia relata momentos únicos e expressões irrepetíveis que encantaram quem agora teve a possibilidade de visitar a exposição.
Parabéns pois, para o Olindo Maciel!


EXPOSIÇÃO FILATÉLICA “FILAPEX 2011” EM BARROSELAS
Desde o início das “Filapex”, lançado pela Federação Portuguesa de Filatelia, em 2004, que a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva se associou a este projecto. Na continuidade, realizou no passado dia 2 de Julho de 2011, no novo salão do Centro Paroquial da Vila de Barroselas a 8ª Filapex.
Esta exposição de carácter competitivo, foi patrocinada pela Federação Portuguesa de Filatelia, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Correios de Portugal e a Fábrica da Igreja da Vila de Barroselas.
Intervenção do Presidente da A.F.C.V.N., na abertura da Filapex 2011
Os elementos participantes das duas equipas
A “Filapex 2011” acolheu em competição a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva e o Núcleo Filatélico e Coleccionismo de Braga, as quais durante esta jornada Filatélica, tiveram como principal objectivo, divulgar e promover a Filatelia como valor cultural no Vale do Neiva. Para este evento foi editado um catálogo, um postal ilustrado e um selo personalizado.
O programa desenvolvido nesta “Filapex 2011” teve início às 17h do dia 29 Julho, dia dedicado ao Padroeiro da Vila de Barroselas “São Pedro” e como tal o motivo do Carimbo Comemorativo.
Acto inaugural do carimbo comemorativo da Filapex2011.
Na cerimónia inaugural esteve presente o Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng. Victor Lemos, a Presidente da Assembleia de Freguesia, Teresa Maciel, o Tesoureiro da Junta de Freguesia, Prof. Francisco Campos, o Pároco da Vila de Barroselas, Padre José Domingos e em representação da Associação, Florival Rio. Depois de proferidas algumas palavras pelos presentes, ao numeroso público que lotou o salão, deu-se lugar à inauguração oficial do Carimbo Comemorativo, pelo Pároco da Vila. Após todos os presentes na mesa de honra terem também repetido o acto e assinado os postais obliterados, foram guiados numa visita à exposição.
No dia 2 de Julho, dia da “Filapex”, o programa foi seguinte: Pelas 10h00 teve início a montagem das colecções em competição pelas respectivas equipas e o convívio entre as mesmas, às 11h00 teve lugar a cerimónia oficial de
A jovem, Susana Pereira na apresentação da sua participação ao jurado e público presente.
O Jurado,Eng. Miranda da Mota, na divulgação dos resultados finais.
abertura da exposição, e na qual marcaram presença o Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Barroselas, Vasco Lima, o representante da Assembleia de Freguesia, Jaime Maciel e o Pároco da Vila, Padre José Domingos,
além, claro, dos representantes das associações locais e do público em geral. Às 12h00 as equipas, o Júri e convidados deslocaram-se para o Restaurante Sol Doce, no qual foi servido o almoço convívio onde se fortaleceu a amizade entre os membros das equipas.
No final do almoço e de regresso ao local da exposição, foi dado início à parte competitiva da Filapex, pelo jurado presente, Eng. Miranda da Mota, o qual teve em conta na avaliação às equipas em competição os regulamentos da FIP e o regulamento geral das Filapex.
A primeira equipa a fazer a sua apresentação foi, o Núcleo Filatélico e Coleccionismo de Braga, seguindo-se a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, as quais durante o seu tempo de apresentação, tentaram explicar ao Jurado e ao público presente, os respectivos trabalhos expostos, nos quais destacaram algumas das peças inseridas, como mais importantes e de maior raridade. Após as apresentações, as equipas reuniram-se para responder ao questionário elaborado pelo Júri.
Cerca das 18h00 teve lugar a divulgação dos resultados finais e a sessão de entrega de prémios. Foi declarada vencedora a equipa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, com 533 pontos, contra os 522 do Núcleo Filatélico e coleccionismo de Braga.
No entanto o que se pretendia foi alcançado, que era a divulgação e promoção da Filatelia na nossa região. A equipa vencedora e a vencida receberam cada, um tabuleiro regional, em madeira, os elementos participantes e o Jurado receberam uma réplica do mesmo e respectivo diploma de participação.
Bem hajam todos aqueles que participaram e contribuíram para que esta jornada Filatélica fosse mais um marco na preservação cultural do Vale do Neiva.

Nem sempre o dinheiro é o mais relevante. A Associação agradece vivamente a presença do Eng. José Maria Costa, que veio creditar e valorizar ainda mais a nossa forma de estar no associativismo de que a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva muito se orgulha!

A todos o nosso muito Obrigado.
15º Aniversário da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva
No passado dia 17 de Setembro de 2011 a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva comemorou o seu 15º aniversário e, para tal, reuniu-se num convívio que congregou muitos dos seus associados bem como alguns dos familiares, no restaurante Sol Doce, em Carvoeiro.
Este evento, além de promover o convívio entre associados, teve também como objectivo a já tradicional, atribuição dos prémios, “Mérito”, concedidos anualmente pela Associação.
Relativamente a 2010 foram distinguidos “sócio” e “instituição do ano”. Avelino Ribeiro, pelo engenho e criação da nossa página Web e o município de Viana do Castelo, pela preciosa cooperação que tem emprestado a esta Associação na realização e organização dos variados eventos levados a cabo tanto na cidade como arredores, respectivamente.

Entrega do prémio do Municipio, ao seu Presidente, pelo Presidente da A.F.C.V.N., Marcial Passos
Além dos muitos associados tivemos a presença efectiva, neste convívio, do Presidente do município de Viana do Castelo, Eng. José Maria Costa. Este, aquando da recepção do prémio, entre outros elogios, vincou que o mesmo iria ficar em local de relevo na Câmara Municipal, pelo carinho que o município tem para com esta associação, fruto do trabalho honesto que tem desenvolvido em prol da cultura, da filatelia e do município.
Entrga do prémio ao Avelino Ribeiro, pelo Presidente da Assembleia Geral, Eduardo Sousa.
Intervenção do Presidente do Municipio, Eng. José Maria Costa
Prof. Marcial Passos, dando as boas vindas a todos os presentes, no convivio.

FILAPEX Gaia 2011
Na nossa quarta Participação em Exposições “Filapex”, como equipa convidada, a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, conquistou mais uma vitória. Assim, no passado dia 24 de Setembro de 2011 teve
As equipas
  Equipa do Clube de Coleccionadores de Gaia
Classe Expositor Participação
Tradicional José Manuel Ribeiro Nogueira Ceres
H. Postal José Manuel Miranda da Mota Marcas Pré-Adesivas usadas no Período Adesivo
Temática António Mendes Curado Aves de Rapina, Senhoras do Espaço e do Silêncio
I. Postais José Luís Barbosa Queirós D. Luís, Fita Direita
Máximafilia José António R. Moreira Modalidades Desportivas
Classe Aberta Manuel João Senos Matias Faina Maior
Juventude Ana Sofia Morais Brito Os Sete Ofícios - As Profissões
Juventude André Sousa Os Temidos Felinos e Carnívoros
Juventude Bruno Almeida As Aves, o Colorido do Céu
  Equipa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do vale do Neiva
Tradicional Marcial Araújo Passos Estudo da Série Caravela 1943-1949
Tradicional Francisco Ribeiro Estudo da Série Hélice 1936-1941
Tradicional José Manuel M. Silva Pereira Estudo da Emissão Base Lusíadas 1931-1938
Temática Florival José A. Pereira do Rio Ser Criança
I. Postais José Manuel M. Silva Pereira Emissões Base dos B. Postais Portugueses 1974-1983
Classe Aberta Marcial Araújo Passos Néctar Divino - Fruto da Videira e do Trab. do Homem
Juventude Débora Ramos Pereira Estudo da Emissão Base “Profissões e Personagens do Séc. XIX” 1995-1999
Depois do habitual convívio entre expositores e da montagem das colecções, seguiu-se a abertura do posto de correio. Posteriormente fez-se uma visita guiada ao parque biológico.
Após o almoço, e a partir das 14h30, iniciou-se a apresentação/defesa das colecções, por cada um dos expositores, sob a atenção dos Jurados da Federação Portuguesa de Filatelia, Júlio Maia s Eduardo Sousa.
Francisco Ribeiro na apresentação da sua colecção
Apresentou-se a equipa da casa no objectivo de defender e dar mérito ás suas excelentes colecções, na expectativa de uma possível vitória, porém a equipa convidada que se lhe seguiu, bateu-se audaciosamente na defesa das suas colecções.
Jurados da Federação Portuguesa de Filatelia, à direita, Eduardo Sousa e à esquerda, Júlio Maia.
Marcial Passos apresentando a colecção
José Pereira explicando a colecção
Florival Rio na apresentação da sua colecção
A jovem da equipa, Débora Pereira fazendo a sua apresentação, perante o júrie e público.
Não terminou a competição sem antes, as equipas se reunirem para a tradicional prova escrita.
Era evidente, claro está, que a organização do citado evento consolidava, já em si, uma vitória para a filatelia nacional, contudo, o desejo de arrebatar o troféu, não se fez esconder por nenhuma das equipas.
lugar em Vila Nova de Gaia, numa das salas do Parque Biológico de Gaia, a exposição filatélica competitiva, FilapexGaia2011.
Organizada pelo Clube de Coleccionadores de Gaia, esta Filapex não se resumiu a mais uma exposição de selos, pois estiveram presentes, e em competição, o Clube de Coleccionadores de Gaia e a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, formando, cada uma delas, uma equipa composta por sete colecções das distintas classes filatélicas e Constituídas pelas seguintes colecções e coleccionadores.

Após a reunião para a classificação final, pelos distintos jurados, o presidente do jure, Júlio Maia, declarou vencedora a equipa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, somando 657 pontos, contra os 634 obtidos pelo Clube de Coleccionadores de Gaia.

A nossa equipa, após a atribuição do troféu.
EXPOSIÇÃO FILATÉLICA “FILAPEX 2011” EM BRAGA
Dando continuidade à participação neste tipo de eventos, a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, deslocou-se no passado dia 19 de Novembro de 2011, ao belo Convento de Montariol em Braga, para mais uma competição com a equipa do Núcleo Filatélico e de Coleccionadores de Braga.
Para este evento foi editado um catálogo, um selo personalizado e um carimbo comemorativo.
O júri da F.P.F foi formado pelos jurados, Eduardo Oliveira e Sousa (Presidente) e Júlio Pedroso Maia (Secretario), os quais tiveram em conta na avaliação às equipas em competição, os regulamentos da FIP e o regulamento geral das Filapex.
Após as apresentações, as equipas reuniram-se para responder ao questionário elaborado pelo Júri, que após a conclusão do mesmo se reuniu para deliberar os resultados finais.
Jurados da Filapex Eduardo Sousa e Júlio Maia
A primeira equipa a fazer a sua apresentação, foi a da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, seguindo-se a equipa da casa, as quais durante o seu tempo de apresentação, tentaram explicar ao Corpo de Jurados e ao público presente, as respectivas colecções expostas, nas quais destacaram algumas  das peças inseridas, como mais importantes e de maior raridade.
Apresentação das colecções Fernando Fernandes
Apresentação das colecções
Jovem apresentando a sua colecção
Cerca das 18.00 horas teve lugar a divulgação dos resultados finais e a sessão de entrega de prémios. Foi declarada vencedora a equipa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, com 633 pontos, contra os 602 do Núcleo Filatélico de Braga, no entanto o que se pretendia foi alcançado, que era a divulgação e promoção da Filatelia.
As duas equipas com os Jurados
A equipa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva foi composta pelos seguintes elementos:

Equipa Vencedora com os Jurados
Francisco Ribeiro .................................  “Estudo da Série Hélice 1936-1941”
José Manuel Miranda da Mota .......... “Marcas Pré-adesivas usadas no período adesivo”
Florival José A. Pereira do Rio ......... “Ser Criança”
Marcial Araújo Passos .......................... “ Vinho do Porto - Néctar Divino”
José Manuel M. Silva Pereira ............ “Emissão Base dos Bilhetes-postais Portugueses 1974-1982”
Fernando Gonçalves Fernandes ........ “Castelos e Fortalezas Europeus”
Henrique Leonardo Bento Afonso .... “Vida de Rei”