2012
2012
Jantar de Natal da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva
homenageia decano da filatelia portuguesa.
No passado dia 14 de Janeiro de 2012 a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva celebrou o seu, já habitual jantar natalício, e para tal, reuniu-se num convívio que congregou muitos dos seus associados bem como alguns dos familiares, no restaurante “Tasca do Rui”, nas Neves, Vila de Punhe.
Este evento, além de promover o convívio entre associados, teve também este ano como objectivo homenagear o nosso associado, Joaquim Lopes Ribeiro. Este filatelista vianense completou, no passado mês de Novembro 100 anos de vida. É o filatelista português mais idoso em actividade e, provavelmente, um dos mais velhos do mundo. A sua vida só, lhe, permitiu dedicar parte do seu tempo à filatelia depois dos cinquenta anos, quando os seus afazeres lhe permitiram algum tempo livre.
Apesar da sua idade, foi um dos filatelistas que mais colecções apresentou (cinco) na Exposição Filatélica Nacional, realizada em Dezembro, passado, na cidade da Póvoa de Varzim, tendo obtido duas medalhas de Vermeil Grande, uma de Prata Grande e duas de Bronze. Não deixou por mãos alheiras o trabalho da montagem e desmontagem das suas colecções que realizou pessoalmente. É um exemplo de vida e entusiasmo para a filatelia nacional.
Jantar de convívio
Joaquim Lopes Ribeiro
A cerimónia da entrega da medalha alusiva à homenagem revestiu-se de um significado muito especial, pois são muito raras as vezes que uma associação tem o privilégio de prestar uma consagração deste tipo. Aquando da entrega da medalha, por parte do Presidente da Associação, Marcial Passos, o homenageado, agradeceu o acto, e desejou uma longevidade igual à Associação e aos seus elementos.
Também presente no jantar, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, António Moreira, fez questão, e, em nome da Junta de Freguesia entregar uma medalha da Autarquia ao, Jovem, Joaquim Lopes Ribeiro!
A todos os associados que participaram no jantar, um bem-haja e um bom ano 2012.
Discurso do homenageado agradecendo o galardão recebido, acompanhado pelo Presidente da Direcção Marcial Passos.
Entrega de uma medalha da Junta de Freguesia de Vila de Punhe  pelo Presidente António Moreira.


PIC-NIC DA FAMÍLIA ASSOCIATIVA
No passado dia 29 de Julho, no âmbito do plano de actividades da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, associados e familiares reuniram-se na graciosa “Ilha dos Amores”, em pleno coração do rio Neiva, na freguesia de Durrães, para convívio no já frequente “pic-nic” desta Associação.
Esta actividade tem sempre como objectivo principal, o convívio entre os familiares dos nossos Associados. É uma forma de alguns conviverem e se conhecerem pela primeira vez!
Foi um dia repleto de actividades lúdicas onde se destacaram, como é tradição nestes convívios, os torneios de malha, os jogos das damas e da sueca, não descorando as conversas filatélicas.
Ao final do dia, todos sentimos a nostalgia própria da retirada, na certeza de que, este evento, se vai repetir no próximo ano.
Foi um dia diferente nas nossas vidas, que nos permitiu aliar a camaradagem à muita diversão.
A todos os que participaram um bem-haja e... para o ano cá nos encontraremos!
Levada no local do convivio
XXII Exposição Filatélica Nacional “Ílhavo 2012”
Com  organização da Secção Filatélica e Numismática do Clube dos Galitos de Aveiro, vai realizar-se entre os dias 2 e 7 de Outubro, na cidade de Ílhavo a XXII Exposição Filatélica Nacional “Ílhavo 2012” . Participarão dois países convidados, a Croácia e a Grécia. Esta exposição estará patente no Museu Marítimo de Ílhavo conferindo assim a particularidade de promover a filatelia junto de novos públicos, mas com interesses culturais diversificados.

Exposição Filatélica Luso Brasileira “Lubrapex 2012”
A mais antiga exposição bilateral do mundo, realizar-se-á na cidade brasileira de São Paulo, entre os dias 10 e 17 de Novembro. Desde 1966 que se tem realizado esta exposição entre Portugal e o Brasil, fazendo deste acontecimento o mais antigo evento cultural continuo que se vai realizando entre estes dois países irmãos.
O tema  desta exposição será “A Força da Língua Portuguesa” um objectivo que reforçará as relações culturais Luso-Brasileiras e obviamente,destacando a filatelia como um excelente meio de promoção da amizade, através de uma linguagem em comum.

Comemoração do 16º Aniversário da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva
No passado dia 15 de Setembro de 2012, a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva comemorou o seu 16º aniversário e, para tal, reuniu-se num convívio que juntou muitos dos seus associados bem como alguns dos familiares, no restaurante Sol Doce, em Carvoeiro.

Este evento, além de promover o convívio entre associados, teve também como objectivo a já tradicional, atribuição dos prémios de “Mérito”, concedidos anualmente pela Associação.

Relativamente a 2011 foram distinguidos o “Sócio do Ano” e a “Empresa do Ano”. Coube ao sócio, Olindo Maciel, fotografo profissional a atribuição do Prémio, pelo empenho demonstrado durante os últimos anos nas coberturas fotográficas dos eventos realizados e nas edições dos postais ilustrados.
A prestigiada unidade hoteleira vianense “Hotel Rali” foi a empresa escolhida para receber o Prémio deste ano, pela preciosa cooperação que tem concedido a esta Associação.
A todos o nosso muito Obrigado.