Noticias
Noticias
Exposição Filatélica competitiva “Filapex 2013”
realizada na Junta de Freguesia de Vila de Punhe/ Viana do Castelo

Associação de Filatelia e Colecionismo do Vale do Neiva
Núcleo Filatélico e de Coleccionismo de Braga

Alta competição na corrida de sacos masculinos
Um dos momentos do evento foi a apresentação do carimbo comemorativo da “FILAPEX 2013”. Carimbo que havia sido inaugurado quatro dias antes, dia 28 maio, tal como um selo personalizado, aquando do dia do 75.º Aniversário do Neves Futebol Clube e do lançamento do livro “Neves Futebol Clube - Memórias Breves”, obra do Dr. Pe. Alípio Torres.
A Exposição Filatélica Competitiva terminou com palavras de agradecimento ao Presidente da Autarquia de Vila de Punhe, Sr. António Moreira, dirigidas pelo Presidente da Associação Prof. Marcial Passos, como também, as de felicitações proferidas pelo Presidente do Núcleo Filatélico e de Coleccionismo de Braga, Sr. Cruz Lopes, pois, mais uma vez, esta autarquia foi anfitriã, no seu Salão Nobre, de uma FILAPEX. O Presidente António Moreira, também ele filatelista, agradeceu as palavras a si dirigidas pelos Presidentes das duas Associações e firmou a abertura da Autarquia a eventos futuros. Por fim, decorreu a sessão da entrega dos prémios às equipas participantes.
Esta jornada filatélica saldou-se por uma grande partilha de conhecimentos entre filatelistas das associações em competição e pela divulgação da filatelia junto dos colecionadores desta região.
Aspeto geral da assistência
Discurso do Presidente da Junta de Freguesia na cerimónia de encerramento

PIC-NIC DA FAMÍLIA ASSOCIATIVA
No pretérito dia 7 de Julho, e no âmbito do Plano de Actividades da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, associados e familiares concentraram-se, na freguesia de Vila Fria, na área de lazer da habitação do nosso associado, Olindo Maciel, que este ano fez questão de acolher o evento.
Preparação do almoço
Distribuição do repasto
A Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva organizou, no passado dia 01 de junho, a “ FILAPEX 2013”. A associação convidada, para esta exposição filatélica competitiva, foi o Núcleo Filatélico e de Coleccionismo de Braga.
Cada uma das duas Associações participou na competição com sete coleções. O trabalho de avaliação das coleções ficou a cargo do Corpo de Jurados da Federação Portuguesa de Filatelia, senhores Eduardo Sousa e Júlio Maia, saindo vitoriosa, com 654 pontos, a equipa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, contra os 620 pontos da associação convidada.
Mesa de Honra da Exposição Filatélica “Filapex 2013”
Da esquerda para a direita, Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, António Moreira, Presidente da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, Marcial Passos e o Presidente do Núcleo Filatélico e de Coleccionismo de Braga, Cruz Lopes.

Presidente da Junta de Freguesia exibe o troféu oferecido pela Associação do Vale do Neiva.
Entrega de prémios pelos presidentes das associações em competição.
Membros das equipas participantes na Exposição Filatélica competitiva “Filapex 2013” realizada na sede da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.
Esta acção tem como principal objectivo, a convivência entre familiares e Associados, pois é uma maneira de alguns conviverem e se encontrarem pela primeira vez, no ano!
Foi um dia cheio de actividades lúdicas onde se destacaram, como é tradição nestes convívios, os torneios de malha, as corridas de sacos, o saltar à corda, entre outras, não ficando de fora a actualidade filatélica.
Na hora da despedida, todos sentiram a nostalgia própria do adeus, mas com a convicção de que, o convívio, vai voltar a acontecer no próximo ano.
Vivemos um dia diferente na nossa existência, que nos permitiu aliar a fraternidade ao muito divertimento.
A todos os que participaram um bem-haja e um muito obrigada ao anfitrião, Olindo Maciel e ao também associado, José Santos, pela oferta do excelente repasto.

Preparação da corrida de sacos feminina
Forte concorrência para vencer a prova
Prova de esforço, no jogo da corda
Trabalho agrícola da sacha do milho
Foto de grupo dos participantes no Pic-Nic
Exposição filatélica “INTER-SÓCIOS 2013” em Durrães/Barcelos
A Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva promoveu, nos dias 10 e 11 de Agosto, em Durrães, concelho de Barcelos, a mostra filatélica denominada “Inter-Sócios 2013”. Este projecto integrou-se nas actividades comemorativas dos 70 anos da Casa do Povo de Durrães.
Da avaliação final do evento, conclui-se que foi atingido o objectivo traçado para o mesmo, pois foram apresentadas 13 novas colecções. Este tinha sido o grande objectivo delineado, promover a apresentação de novas colecções filatélicas entre os associados que ainda não são expositores e, de entre aqueles que já o são, incentivar a apresentação de novas colecções.
O evento foi, também, favorável à troca de ideias entre os associados expositores, proporcionando, desta forma, o reforço dos seus conhecimentos filatélicos. A presença e a intervenção do jurado, Sr. Eduardo Sousa, foram uma mais-valia para a Mostra, pois deixou aos apresentadores aspectos e sugestões de melhoria das colecções.
A “Inter-Sócios 2013” pautou-se, por outro lado, pelos bons momentos de lazer entre os presentes e pelo fortalecimento das relações institucionais entre os organismos envolvidos no evento.
Mais uma vez, a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva protagonizou um momento filatélico pautado pelo sucesso, o que reforça a vivacidade desta Associação.
Catálogo da exposição e carimbo comemorativo dos Correios de Portugal
Inauguração do carimbo comemorativo pelo Presidente da Assembleia da Casa do Povo de Durrães, acompanhado da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Drª Armandina Saleiro e pelo Presidente da Associação de Filatelia do Vale do Neiva, Marcial Passos.
Aspeto geral da exposição
Apresentação da exposição à Drª Armandina Saleiro, vereadora da cultura da Câmara de Barcelos, pelo Sr. José Lima Torres
Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva comemora o seu 17º aniversário
No pretérito dia 14 de Setembro de 2013, a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva comemorou o seu 17º aniversário e, para tal, reuniu em convívio os seus associados e familiares num restaurante de Barroselas.
Aspeto dos participantes no Jantar de Aniversário
Entrega do prémio “Entidade do Ano” ao Presidente da Junta de Freguesia da vila de Barroselas, Vasco Lima
Entrega do prémio “Entidade do Ano” ao Presidente da Junta de Freguesia da vila de Barroselas, Vasco Lima
Entrega do prémio “Sócio do Ano” ao tesoureiro da associação, Florival Rio
Este acontecimento, além de contribuir para o convívio entre associados, teve igualmente como objetivo a atribuição dos prémios “Mérito”, concedidos anualmente por esta Associação, bem como a entrega dos diplomas e lembranças aos participantes da última exposição “Inter Sócios”, realizada na Freguesia de Durrães.
Relativamente ao ano 2012, foram distinguidos como “Sócio do Ano” e “Instituição do Ano” respectivamente Florival Rio, tesoureiro desta colectividade, pelo empenho e dedicação evidenciados ao longo dos anos, e a Junta de Freguesia da Vila de Barroselas, pela singular colaboração que tem concedido a esta Associação na realização e organização dos vários eventos desenvolvidos nesta Vila do Vale do Neiva.
Neste evento, para além dos muitos associados, estiveram presentes, o Presidente da Junta de Freguesia Vasco Lima, o secretário Marçal Almeida e o tesoureiro Prof. Francisco. Vasco Lima, aquando do recebimento do prémio, entre outros elogios, vincou que o Vale do Neiva está mais rico, espelhando precisamente todo o trabalho desenvolvido na região por esta Associação, em prol da cultura e da filatelia.
A Associação agradeceu vivamente a presença do elenco da Junta de Freguesia da Vila de Barroselas que agora termina o seu mandato, e que, desta maneira, veio creditar e valorizar ainda mais a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, pela sua forma de estar no associativismo, o que muito nos orgulha!
A todos os presentes, o nosso muito Obrigado.
XXIII Exposição Filatélica Nacional e Bilateral Portugal-Bulgária “ÉBORA 2013”
Évora recebeu a “EBORA 2013”, a XXIII Exposição Filatélica Nacional e Bilateral Portugal - Bulgária, tal como, a Exposição Filatélica Inter-Regional.
   Estas exposições, organizadas pela Confraria Timbrológica Meridional Armando Alvaro Bóino de Azevedo, decorreram de 17 a 22 de setembro. Estes eventos filatélicos tiveram lugar no Palácio do Barrocal, em pleno centro histórico da cidade de Évora. Ao público estiveram expostas coleções das classes: Filatelia Tradicional; História Postal; Inteiros Postais; Maximafilia; Aerofilatelia; Temática; Juventude; Um Quadro; e, Literatura.
   A “EBORA 2013” apresentou as grandes coleções filatélicas nacionais, bem como, várias de proveniência búlgara. Em simultâneo, os CTT procederam à emissão de um Inteiro Postal alusivo à “EBORA 2013”.
  As exposições saldaram-se, positivamente, pela troca de experiências entre os filatelistas, tal como, pelos bons momentos de confraternização entre estes.
  A Associação no programa “A Nossa Terra” da Rádio Alto Minho
A Nossa Terra, programa da emissora Rádio Alto Minho, dedicou os seus 90 minutos de programação semanal, no dia 15 de setembro, à Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva.
O programa, moderado pela apresentadora Cristina Torres, esmiuçou os 17 anos do exercício filatélico desta Associação, ao protagonizar uma abordagem histórica ao processo evolutivo da Associação, isto é, dos seus fundadores à sua última actividade, o jantar de aniversário ocorrido na véspera.
Interpolados com esta abordagem história, foram apresentados depoimentos de alguns dos associados. Depoimentos de homens, mulheres e crianças acerca da arte de coleccionar e dos seus gostos por esta manifestação de lazer.
  Quer destes testemunhos, quer das intervenções dos entrevistados, Marcial Passos e Adão Lima, transmitiu-se, aos ouvintes desta emissora de rádio, toda a possibilidade de enriquecimento pessoal, cultural e social que pode resultar da prática do coleccionismo, como também, ficou espelhada toda a vivacidade desta Associação.
Programa “A Nossa Terra” da Rádio Alto Minho
Da esquerda para a direita, Marcial Passos Presidente da Associação, Cristina Torres, jornalista e Adão Lima Secretário.
MP3 Player requires JavaScript and the latest Flash player. Get Flash here.