PORTUGAL 2010
PORTUGAL 2010
Programa da Exposição Mundial “Portugal 2010“
A Exposição mundial de Filatelia “Portugal 2010”, encontra-se, desde o dia 27 de Setembro em fase de montagem, no já previsto, pavilhão n.º 1 da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. A inauguração está prevista para as 18 horas do dia 1 de Outubro, com a presença de sua Excelência o Presidente da República.
Depois da realização de duas grandes exposições filatélicas internacionais “Portugal 1953” e ”Portugal 98”, o nosso país terá o privilégio de ser o anfitrião ao mais alto nível da filatelia mundial. Este evento contará com a presença de expositores de 75 países, distribuídos por 3.200 m².
Resultados finais da “Portugal 2010“
Finalmente, a Exposição Filatélica Mundial “Portugal 2010”
Nesta Exposição estará patente ao público a colecção de Sua Majestade, a Rainha de Inglaterra, na qual está inserido o primeiro selo do mundo, o ”Penny Black”.
Nas imagens seguintes damos um aspecto geral da sua evolução, e sempre que possível actualizaremos o seu desenvolvimento.
Não abdiquem de uma visita a esta excelente Exposição Filatélica Mundial.

Inauguração da Exposição Filatélica Mundial “Portugal 2010”
Decorreu no passado dia 1 de Outubro, pelas 18 horas, a inauguração da exposição mundial de filatelia “Portugal 2010”.
A cerimónia protocolar teve inicio no auditório do pavilhão nº 1 da Feira Internacional de Lisboa, na qual marcaram presença na mesa de Honra o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, o presidente dos CTT Correios de Portugal, Estanislau Mata Costa, o  vice-presidente, Pedro Coelho, o presidente da FIP (Federação Internacional de Filatelia), Jos Wolf e o presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Pedro Vaz Pereira.
Aspecto geral do público presente na cerimónia de inauguração
Nas intervenções, todos foram unânimes em enaltecer a grandeza da Exposição de âmbito mundial. Por sua vez o presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Pedro Vaz Pereira agradeceu a todos os países presentes e seus parceiros de organização.
Após esta cerimónia, foi feito o convite ao público presente, mais de meio milhar, para se dirigirem ao local de Exposição, a fim de assistir à inauguração oficial, esta com a presença efectiva de sua excelência o Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva. Após uma primeira visita à exposição “100 Anos da República no stand dos CTT , fez a inauguração oficial do primeiro carimbo comemorativo da Exposição Filatélica, seguindo-se uma visita guiada pela exposição, tendo como expoente a visita ao pavilhão da “Corte de Honra” onde se encontram as colecções de majestade a Rainha de Inglaterra, do Príncipe do Mónaco, David Franco e Samir Fikry.
Presidente da F.P.F., Pedro Vaz Pereira à conversa com o Presidente da F.I.P., Jos Wolf
Mesa de honra, da esquerda para a direita, Jos Wolf, Dr. Estanislau Mata Costa, Prof. Dr. António Mendonça, Dr. Paulo Campos, Dr. Pedro Coelho e Pedro Vaz Pereira
Intervenção na inauguração, do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Chegada do Presidente da República ao pavilhão da exposição
Inauguração do 1º carimbo comemorativo
Assinatura do sobrescrito comemorativo
Aposição do carimbo comemorativo
Assinatura do sobrescrito comemorativo, pelo Ministro Prof. Dr. António Mendonça
Oferta do livro “100 anos da República”
Oferta de uma gravura do selo ”Ceres”
Apresentação da colecção de sua Majestade a Rainha de Inglaterra
Visita ao espaço dedicado à juventude
Filatelistas em convívio

Na tarde do dia quatro de Outubro, dia dedicado à “WADP/UPU”, a exposição filatélica teve a honra de receber a visita da Ministra da Educação, Dra. Isabel Alçada, que se fez acompanhar da escritora, Ana Maria Magalhães, dialogou com os jovens presentes no espaço da exposição reservado pelos CTT à juventude. Após o convívio com os jovens presentes, inaugurou o carimbo comemorativo alusivo à “UPU” (União Postal Universal), para posteriormente fazer parte do Museu das Comunicações, seguiram-se-lhe na aposição do carimbo comemorativo, a escritora, Ana Maria Magalhães, Pedro Vaz Pereira e o melhor aluno de uma das turmas escolares presentes.
Ministra da Educação visita exposição filatélica mundial “Portugal 2010”
Ministra dialogando com os jovens
Inauguração do carimbo comemorativo
Aposição do carimbo comemorativo pelo Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia
Visita à exposição
Findo o acto, o Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Pedro Vaz Pereira, acompanhou a Ministra numa visita guiada à exposição.
Visita aos prémios da exposição

Jovens do Núcleo Juvenil de Filatelia na “Portugal 2010”
Participação de Associados na “Portugal 2010”
Grandes Prémios da Exposição Mundial de Filatelia “Portugal 2010”